O que é ser um Agile People Coach? (e a primeira turma no Brasil!)

No início do mês nós formamos pela Agilers a primeira turma de Agile People Coaches em português e no Brasil! Foi um ciclo fechado com chave de ouro, depois de mais de 20 encontros sensacionais com muita troca de experiência e aprendizado. Foi sem dúvidas uma grande co-criação, onde eu aprendi e cresci muito também.

Então nada mais justo do que contar um pouco sobre como foi essa experiência e o que é ser um Agile People Coach.

Primeiramente, faço referência a origem do termo. Pia-Maria Thóren, criadora da Agile People, inspirada pelo framework do Agile Coach criado por Lyssa Adkins, e intrigada por alguns gaps que observamos no dia a dia das organizações ágeis, desenhou esse papel de maneira incrivel! E você pode ver o que ela mesmo diz, em detalhes, nesse artigo escrito por ela mesma!

No alt text provided for this image

Esse novo “framework” descreve alguns papéis que não apareciam no Agile Coach, e trazem uma grande diferença para atuação nesse mundo ágil. Olha só quais são:

No alt text provided for this image

Papel de Líder/Explorador:

Eles podem tomar decisões difíceis quando ninguém mais está disposto a assumir a responsabilidade. Eles são capazes de explorar diferentes estratégias e considerar uma ampla variedade de fatores ao tomar decisões: o cenário competitivo, tendências de mercado, as paixões e competências das pessoas e as vantagens / desvantagens para a organização como um todo.

No alt text provided for this image

Papel de Mestre da Agilidade:

Todos os Agile People Coaches devem ser mestres em ágil, o que quer dizer que contribuem com ferramentas, métodos, práticas e princípios ágeis e Lean e têm profunda experiência no uso do Agile em uma variedade de setores ou situações – Scrum, Kanban, OKRs, e outras estruturas ágeis ou Lean – e sabe quais ferramentas são certas para um determinado cenário ou problema. Se as ferramentas exatas não existirem, o mestre em agilidade pode adaptar outra coisa ou criar a solução certa do zero.

No alt text provided for this image

Papel do Profissional de RH:

Esse indivíduo tem experiência como parceiro de negócios, gerente ou especialista de RH. Eles têm um conhecimento geral sólido do que motiva as pessoas e podem ter conversas difíceis para inspirar as pessoas a se destacarem. Eles também são a única função na organização que lida com negociações sindicais e têm competência em torno da legislação trabalhista e das regulamentações sociais.

No alt text provided for this image

Papel de Guia:

O guia tem um conhecimento profundo sobre o lugar específico em que você está ou o tópico específico com o qual está lidando agora. Eles o levam em uma jornada para entender o processo e, muitas vezes, ensinam ou facilitam exemplos, histórias e conhecimentos. Um guia pode demonstrar ou compartilhar informações interessantes sobre a história da organização, pois provavelmente já existe há algum tempo. Finalmente, eles intervêm para ajudar as equipes a evitar armadilhas específicas, sabendo exatamente o que são e como superá-las.

No alt text provided for this image

Papel de Navegador:

As organizações e equipes ágeis geralmente lidam com situações e desafios altamente complexos. A tendência humana é buscar a saída mais fácil (melhores práticas) ou copiar o que os outros estão fazendo, mas situações complexas requerem um processo de experimentação: sondar, sentir, responder. Um navegador se sente confortável com a complexidade e ajuda as equipes a adotar uma mentalidade de explorador para que possam: enquadrar o problema, formular uma hipótese, projetar experimentos seguros para falhar, aprender rapidamente o que funciona e o que não funciona

No alt text provided for this image

Papel de Observador:

Dependendo das necessidades do seu pessoal, você assume uma função diferente para apoiá-los. O papel do observador reflexivo é aquele espaço no meio das coisas, onde ao invés de tirar conclusões precipitadas ou reagir muito rapidamente (e possivelmente de forma errada), você pode descobrir o que está acontecendo com a equipe e como você pode melhor ajudá-los em qualquer cenário que eles estão dentro.

E tem essa imagem que representa bem o observador! Lembro até hoje de ter compartilhado isso no linkedin quando estava fazendo essa formação com a própria Pia-Maria. Achei muito a minha cara!

No alt text provided for this image

Desafiador, hein?

Mas a trajetória para se torar um Agile People Coach com Agile People é uma verdadeira experiência prática e vivencial, que constrói essa gama de capacidades de forma gradativa. A formação Agile People Coach segue um trilha que compreende quatro formações que endereçam esses desafios do papel:

  • Agile People Fundamentals: As bases da agilidade construídas sobre os Principios de Agile People, navegando sobre a mentalidade desde a construção da segurança psicológica, estruturação do eco-sistema organizacional, cultivando uma cultura ágil e criando condições para mudança.
No alt text provided for this image
  • Agile People HR: Apresenta a abordagem ágil de Pessoas e como incorporá-la aos processos tradicionais de RH. Aprenda como agregar valor à sua organização aplicando técnicas como Scrum e Kanban, revendo temas como Metas e Desempenho, Salários e recompensas, Aquisição de talentos e onboarding, Engajamento dos Colaboradores e Aprendizado e Desenvolvimento.
No alt text provided for this image
  • Agile People Leadership: Lhe dará uma compreensão holística da liderança ágil e o que isso significa para o indivíduo, a equipe e toda a organização, trabalhando inteligência emocional, comunicação, feedback e o desenvolvimento do seu estilo de liderança.
No alt text provided for this image
  • Agile People Coach: Você aprende como treinar as pessoas para encontrar um lugar onde elas possam ser o melhor que podem ser e criar condições para que as pessoas atuem juntas, usando competências de coaching, motivação e coaching de conflitos.
No alt text provided for this image

E essa turma passou por tudo isso! Foram muitas noites de trocas, com muita dinâmica e exercicios para aplicar, já durante as aulas, todos esses conceitos. Mas não pense que é algo pesado ou cansativo. Pela natureza como as aulas foram construídas, o tempo é muito bem aproveitado e acabamos nem piscando os olhos! Quando vemos, já estamos distribuindo kudos como é tradição ao término de cada aula.

Ter topado todo o processo de tradução desse material, reconstrução de todas as dinâmicas para a nossa língua, gravação de toda a parte teórica em videos (que são disponibilizados no campus online para as turmas) e depois facilitado todas as sessões foi uma experiência engrandecedora para mim! Um processo que me trouxe muito aprendizado e muita satisfação.

E ter contato com uma turma 01 de excelentes profissionais fez toda a diferença. Pessoal mandou bem d+!

No alt text provided for this image
No alt text provided for this image

Fico por aqui já contando as horas para o novo ciclo que começa em novembro de 2021, ainda melhor e com mais novidades.

Participe da próxima Semana Agile People: https://www.sympla.com.br/evento__1383087

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *